Administração do Programa Mia Amiko

Símbolo do Programa Mia Amiko

Nosso programa é administrado de forma colegiada por monitores volutários e sem vínculos empresariais. Somos uma entidade sem fins lucrativos e sem atividade financeira, existimos de forma virtual com um colegiado de monitoria virtual e voluntária para divulgação e ensino de Esperanto. Cada monitor e aluno se responsabiliza por sua própria conta para trabalharmos nessa atividade de divulgação e ensino. Mas, apesar de sermos uma instituição aberta sem fins econômicos ou lucrativos, temos o apoio institucional da Liga Brasileira de Esperanto e da Universala Esperanto-Asocio.
O Administrador Geral do Programa é Adonis Saliba, que o fundou em 2011 e que funciona somente na internet de forma ininterrupta desde então.

Colegiado Administrativo

  • Administração Geral: ADONIS SALIBA (contato)
  • Monitores Ativos e Participantes no Programa:
    • ALAIDE SOARES
    • ANA PITERMAN
    • ANDRÉ LUIZ PEREIRA TIAGO
    • ANGELA FARIA
    • CARLOS ALEXANDRE SOUZA DE AQUINO
    • CRISTINA CLAUDIA DE GRAAF
    • DANIEL ALBERTO COTARELO GARCÍA
    • EDSON DOS SANTOS LIMA
    • ELIZABETH GUIMARÃES TRAPANEZ (secretária)
    • IZABEL ALVES DE ANDRADE
    • JOANICE APARECIDA SOARES CORREA
    • KELLI PEREIRA BASTOS DAMACENA
    • LEIA RODRIGUES MAIA
    • LÚCIA DE CARVALHO GARCIA
    • ODILIA MILHOMENS DE AZEVEDO
    • PAULO ERNANI PEIXOTO CORREIA
    • ROGÉRIO CARLOS DE ALMEIDA BARBOSA
    • WILIAN GOMES DA SILVA


Princípios do Programa Mia Amiko


O Programa Mia Amiko (PMA), fundado em 15 de Dezembro de 2011 por Adonis Saliba, é uma iniciativa virtual dedicada à promoção do ensino e da divulgação da língua Esperanto por meio da internet e das redes sociais. Sob a gestão de voluntários esperantistas, o PMA estabelece comunidades virtuais de alunos e professores, visando disseminar o Esperanto com base nos princípios humanistas de Ludwik Lejzer Zamenhof, seu criador. Através da colaboração online, o PMA busca expandir o conhecimento e o uso da língua, enfatizando valores de fraternidade e paz, representando um esforço para popularizar o Esperanto no ciberespaço e concretizar o sonho de Zamenhof de uma segunda língua neutra para toda a humanidade.

Missão
A missão do Programa Mia Amiko é fomentar a formação de esperantistas por meio da Internet. Definimos ‘esperantista’ como alguém que aprecia e deseja aprender o Esperanto para promover uma comunicação internacional que seja neutra e pacífica. Nosso objetivo é expandir o movimento esperantista, divulgando e ensinando o Esperanto como uma ferramenta para o bem-estar da humanidade e do planeta.

Visão
Acreditamos na visão do Manifesto de Praga, um documento que estabelece os princípios fundamentais do movimento esperantista. Nossa visão é criar um mundo onde o Esperanto seja reconhecido e usado como uma língua de comunicação internacional, facilitando a compreensão mútua, a cooperação global e a paz.

Valores
Nosso programa é guiado por valores humanitários. Temos uma responsabilidade profunda com o bem-estar da humanidade e do planeta. Valorizamos a diversidade cultural, a inclusão, o respeito mútuo e o compromisso com a educação e o aprendizado contínuo. Estes valores são o alicerce de todas as nossas atividades e iniciativas.

Participação
Encorajamos a participação ativa de todos os membros de nossas comunidades. Cada esperantista, seja aluno, monitor ou sub-monitor, é um contribuidor valioso para o crescimento e a vitalidade do nosso movimento.

Responsabilidade
Comprometemo-nos com a responsabilidade de ensinar, divulgar e voluntariar de acordo com os princípios do Esperanto e nosso programa. Isso inclui manter um ambiente de aprendizado positivo e respeitoso, promover práticas sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Organização
Organizamo-nos em células coordenadas por monitores e sub-monitores, atualmente na forma de grupos de WhatsApp, coordenados por uma administração central, formando os Amikeca Komunumo de Esperanto (AKEs). Estes grupos são espaços para debates sobre a cultura esperantista, sua história internacional, produção literária, e também para atividades como encontros e congressos, bem como, promover o ensino do Esperanto. Além disso, aspiramos a ser formadores de opinião pública sobre o Esperanto, divulgando-o como uma atividade propedêutica e de crescimento humano.

Este documento de princípios serve como guia para todas as nossas atividades e decisões, refletindo nosso compromisso com a missão, visão, valores, participação, responsabilidade e organização do Programa Mia Amiko. Juntos, avançamos para um futuro em que o Esperanto é uma ponte para uma compreensão global mais profunda e harmoniosa entre os povos.

Aprovado em 14/01/2024 pelos seguintes monitores do Programa Mia Amiko:
ADONIS SALIBA, ANA PITERMAN, ANGELA FARIA, CARLOS ALEXANDRE SOUZA DE AQUINO, CRISTINA CLAUDIA DE GRAAF, EDSON DOS SANTOS LIMA, ELIZABETH GUIMARÃES TRAPANEZ, IZABEL ALVES DE ANDRADE, LEIA RODRIGUES MAIA, LÚCIA DE CARVALHO GARCIA, ODILIA MILHOMENS DE AZEVEDO, PAULO ERNANI PEIXOTO CORREIA, ROGÉRIO CARLOS DE ALMEIDA BARBOSA

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?