Esperanto na Atualidade

Aprender o Esperanto é uma oportunidade internacional irresistível. Em um mundo que reconhece cada vez mais os direitos das minorias e celebra a diversidade linguística e cultural, o Esperanto, uma língua internacional, está atraindo uma atenção significativa de figuras influentes.

Organizações não-governamentais e coalizões têm lutado para que a questão de uma língua internacional seja debatida nas Nações Unidas e na União Europeia. Em julho de 1996, o Simpósio Nitobe de Organizações Internacionais reuniu em Praga, República Tcheca, um grupo de especialistas independentes que analisou a posição do Esperanto naquele momento e defendeu sua inclusão nas discussões atuais sobre direitos linguísticos e políticas. O Manifesto de Praga, uma reafirmação moderna dos valores e objetivos que impulsionam o movimento Esperanto, enfatiza a democracia linguística e a preservação da diversidade de idiomas.

O Esperanto, criado pelo Dr. Luís Lázaro Zamenhof em 1887, é uma língua internacional plenamente desenvolvida. Ele não busca substituir as línguas nacionais, mas sim servir como uma língua adicional e segunda língua para todos. Com uma base lexical principalmente derivada das línguas da Europa Ocidental e influências sintáticas e morfológicas eslavas, o Esperanto é tanto falado quanto escrito.

Seu léxico pode ser combinado infinitamente para formar palavras diferentes, de maneira semelhante às línguas isoladas como o chinês, enquanto a estrutura vocabular é comparável a línguas aglutinantes como o turco, o swahili e o japonês.

Aprender Esperanto é uma porta de entrada para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Em questão de semanas, você estará comunicando em Esperanto, podendo usá-lo para correspondência e até mesmo viagens em poucos meses. Estudos experimentais mostram que aprender Esperanto tem efeitos positivos no estudo tanto da primeira quanto da segunda língua.

Além de uma ampla gama de organizações, a Associação Universal de Esperanto (UEA) mantém relações oficiais com a UNESCO e outras organizações internacionais. Conferências e encontros internacionais acontecem regularmente em Esperanto, abordando uma variedade de tópicos, desde literatura até música e ciência.

A tradição literária em Esperanto é notável, com autores aclamados como Trevor Steele e William Auld. Traduções de obras literárias famosas para o Esperanto também enriquecem a cultura Esperanto. Além disso, o Esperanto encontra seu espaço na música, no teatro e até no cinema, com filmes e programas de rádio transmitidos em Esperanto.

A Internet tem sido uma ferramenta poderosa para a comunidade Esperanto, com centenas de listas de discussão, sites e plataformas online dedicadas a esse idioma. Mais de 100 revistas são publicadas regularmente em Esperanto, cobrindo uma ampla gama de temas.

A língua Esperanto oferece uma janela para a diversidade cultural e linguística, uma oportunidade de conexão global e uma ferramenta para a construção de pontes entre diferentes povos. Seja para fins pessoais, profissionais ou de interesse, aprender Esperanto abre portas para um mundo de possibilidades globais.

Por Adonis Saliba (2023)
———- Abaixo para apreciação e leitura o Livro do Congresso Universal de Esperanto (Torino, Italio)

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?