PMA

As Comunidades do PMA

O Programa Mia Amiko (PMA) é uma grande comunidade esperantista na internet dedicada a ensinar e divulgar o Esperanto. Nosso princípio de relacionamento é a amizade, associado ao aprendizado do Esperanto, de forma colaborativa, participativa e gratuita para todos.

Existimos desde 2011 e formamos uma grande rede de amigos que se estruturam em grupos de WhatsApp com reuniões virtuais em horários bem definidos. Há três categorias de grupo no PMA:

  1. AKE (Amikeca Komunumo de Esperanto = Comunidade Amistosa do Esperanto), que são dedicados a criar um grupo de amigos, alunos, trabalhadores e voluntários do Esperanto, onde promovemos diversas atividades gerais, brincadeiras virtuais e disputas linguísticas saudáveis para o aprendizado da língua entre os diversos AKEs. Nesses grupos há novatos e veteranos. O participante escolhe o grupo em função da hora de reunião virtual do grupo. Isso ocorre uma vez por semana em sala virtual. Estando dentro de um grupo, o AKE-ano deve permanecer enquanto estiver participando de nosso PMA, pois é o centro principal de sua convivência esperantista. O participante não deve participar de dois AKEs simultaneamente. Os grupos AKE tem um monitor-coordenador e sub-monitores, que agem como orientadores, principalmente para os novatos. Esses grupos promovem o Curso NESTO (Introdução ao Esperanto: movimento, gramática, pronúncia, diálogos) que dura cerca de 2 a 3 meses e dá a base suficiente para os cursos complementares fornecidos pelo PMA. Os encontros semanais dos AKE sempre ocorrem na mesma sala e no mesmo horário toda semana. Quando não estiver oferecendo o curso NESTO, estará sempre ativo para a convivência, jogos e atividades gerais dos AKE-anos. Lembrem-se, que os AKEs vão funcionar como times de futebol, lúdicos, mas voltados para o aprendizado e trabalho do Esperanto. Eis alguns Núcleos AKE no momento:
    1. AKE-KORALO — reuniões nos domingos às 15h 
    2. AKE-AMETISTO — reuniões nas quartas às 17h
    3. AKE-SMERALDO — reuniões nas quintas  às 15h
    4. AKE-PERLO — reuniões nas segundas às 9h
    5. AKE-SAFIRO — reuniões nos sábados às 19h
    6. AKE-RUBENO — reuniões nas quartas às 19h

[Caso o participante não quiser estar em nenhum AKE ou não quiser entrar nessas comunidades de convivência, ele deverá permanecer no grupo geral: PMA-Komunumo (link) que pertence a todos membros do PMA e também no Esperanto-INFO (link), onde receberá continuamente informações gerais de todas as ocorrências no PMA
e no movimento esperantista]

  1. Grupos de Cursos PMA – O PMA, como um todo, oferecerá ao longo do ano vários cursos complementares. Para fazer esses cursos, o aluno deverá fazer anteriormente o Curso NESTO que será promovido pelos Núcleos AKE, como descrito acima. Os cursos são disponibilizados para os diversos alunos. Alguns poderão exigir testes de avaliação de conhecimento do Curso NESTO, para ver se o aluno tem conhecimentos fundamentais de gramática para poder prosseguir nos cursos complementares de Esperanto. Os cursos serão sistematicamente anunciados a toda  comunidade do PMA. Eis os cursos principais:
    1. Curso KOKE — Curso de Conversação. Exigem estudo intensivo de diálogo, associado à gramática. Lista de exercícios para exercitar a gramática. Exercícios extensos de tradução. Nível: Médio-Avançado; exige Nível NESTO + EKE ou IKEO
    2. Curso EKE — Curso de aumento gradual de vocabulário, levando no final a um conjunto de quase 1000 radicais. Gramática mais simplificada. Exemplifica-se com pequenos textos do mundo esperantista. Nível: Básico-Médio; exige nível NESTO
    3. Curso IKEO — Curso regular e crescente do uso do Esperanto, bem reconhecido internacionalmente, exige estudo regular, para exercitar o aprendizado.
      Nível: Básico-Médio; exige nível NESTO
    4. Curso KAPE—Duolingo: [aberto a todos em qualquer época no seguinte grupo (link). Trata-se de um Curso Básico de Esperanto e exercícios diversos de  tradução e compreensão de frases. Tudo feito com base no programa KAPE que pode ser instalado no PC ou celular e no site Duolingo, onde formamos classes de aula do Duolingo. Nível: Básico; não exige níveis anteriores.

Outros cursos devem ser lançados ao longo de 2022, tais como o Juna Kurso (para jovens), Infana Kurso (para crianças), SEKVU (para espíritas), etc.

  1. EVENTOS PMA – Ocorrem vários eventos no Programa Mia Amiko que são destinados à prática e uso do Esperanto. Eles ocorrem regularmente, alguns semanais e com dias pré-determinados. Toda nossa escala de eventos pode ser encontrada na página: kalendaro.brazilo.org

    Eis alguns eventos que ocorrem regularmente::
    1. Dimanĉoj kun Danielo – [nível médio-avançado – só em Esperanto] trata-se de um encontro com nosso monitor Daniel Cotarelo, argentino, com a comunidade internacional, falando de temas diversos ligados
      ao esperantismo, gramática e interação cultural dos participantes. Reunião aos domingos às 15:30.
    2. Esperanta Literaturo – [nível avançado – só em Esperanto]  – Dirigido pelo nosso monitor Prof. Dr. Fábio Fortes da Universidade de Juiz Fora-MG, professor de línguas clássicas. Ele faz análises de textos literários clássicos em Esperanto, comentando a arte literária desenvolvida em grandes obras esperantistas. Reunião às quartas às 20:00
    3. Legaĵoj kun Andreo – [nível: básico-médio] Nosso monitor André Tiago lê diálogos simples em Esperanto com a finalidade de aprimoramento da fala. Altamente interativo com os alunos. Ocorre às terças a partir das 17hs.
    4. Prononcado kun Anĝela – [nível básico-médio] – Baseia-se em leituras simplificadas dirigidas pela nossa monitora Ângela Faria, que interage com os presentes para treinar a pronúncia.
    5. SEKVU – Momento Espírita – [nível: básico-médio] – onde se fazem preces espíritas e leituras diversas da obra espírita em Esperanto, com interpretação dos textos. É um momento religioso. Ocorre aos sábados pela manhã às 08:45 (dura 30 minutos). Os participantes estão no núcleo AKE – Spiritismo (LINK).
    6. BRAKO – [em temporadas especificadas – nível: médio] – Encontros Brasil-Coreia. Reuniões que duram cerca de duas horas e que reunem pessoas de todo o mundo, mas principalmente destinada a brasileiros e coreanos que falam de temáticas culturais e informativas dos dois países. Ocorre às sextas 21hs
    7. BRAKUMO [ocorre continuamente – nível: básico-médio] – ocorre em sextas-feiras intercaladas com o BRAKO. Trata-se de um evento de interações em diversas salas virtuais, onde os participantes podem trocar ideias amistosas diversas em várias salas. Há inclusive uma sala para iniciantes com tradutores em ambas línguas para o Esperanto, caso se fizer necessário.

Informamos também que temos o propósito de boa convivência na internet. Por favor, leia nosso documento sobre ETIQUETA NA INTERNET.

Um comentário

  • Amarildo Almeida da Silva

    Bonan vesperon al ĉiuj!

    5ive contato com o Idioma Neutro Universal em 1999, e desde então estudo, não frequentemente, mas nas minhas de folga da labuta diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?